Porta Dos Teus Sonhos

Sonhar = Entregar-se a fantasias e devaneios

sábado, outubro 21, 2006

O Impossivel Entre Homens e Mulheres

Recentememente num jantar de despedida de solteiro veio á mesa o tema “mas afinal o que é que as mulheres querem ?”
Hoje reconhecemos que um mundo sem mulheres seria insuportável, inabitável e tedioso.
Sem elas nós não teríamos motivo para fazer muitas coisas. Não lutaríamos profissionalmente para subir na carreira, ganhar mais dinheiro, comprar roupas de marca e perfumes caros... Hoje temos que entender que toda complexidade que cerca a mulher é necessária para contrapor a nossa objectividade. Nos sentimos úteis quando vocês, mulheres, nos procuram para desabafar, chorar ou insultar-nos (ou fazer os três ao mesmo tempo, coisa que só vocês conseguem executar!).
Gostamos de ouvir os problemas delas, (tentar) entender os seus dilemas e participar em questões que, para nós, não fazem sentido algum. Afinal ainda hoje temos que ir ao manual de instruções para desvendar esse dialecto feminino. Sim, porque quando um homem diz não, é não. Quando uma mulher diz não, tem início uma gama de possibilidades passíveis das mais diversas interpretações. Obviamente existem excepções, é claro, mas acredito estar a falar por muitos homens quando digo que raramente compreendo o que elas nos querem dizer sem propriamente fazê-lo ” brutos” e frases que tem como único objectivo tirá-las do sério. Nada é mais sensual do que uma mulher zangada, daí a razão de tantas palermices da nossa parte e especialmente o fazer as “pazes” !

No entanto tudo isto não é novo pois Sigmund Freud via as mulheres como enigmas de difícil resolução, não conseguia compreende-las! Comparava-as a um imenso continente exótico, diferente, intangível.
Um dia perguntou a si proprio: “O que quer uma mulher?” Segundo sei acho que nunca encontrou uma resposta satisfatória a essa questão. Ainda hoje é dificil encontra-la.
Almodóvar responde a essa questão no próprio título do seu extraordinário filme: “fale com ela”, diz Almodóvar a Freud, “fale com ela”. E revela também, pela boca de um dos seus personagens o desejo de toda mulher. “A mulher precisa ser tocada, mimada, acariciada, você precisa falar com ela, ouvir seus segredos... fale com ela....”
Hoje as mulheres exigem do homem coisas que não exigiam antes. Ele não tem que ser só o homem protector, o chefe de família. Também tem que cuidar do corpo, vestir-se bem, ser romântico, carinhoso.
È um facto que as relações entre nós e elas se estende a uma mobilidade só ultrapassada pelas inovações informaticas. Os media, o culto do corpo, a busca pelo(a) parceiro(a) ideal, etc., trazem-nos conceitos que os nossos pais não incluíram no nosso programa educativo. Essa adaptação nos é dada pelos relacionamentos e pela experiência que entretanto fomos adquirindo.
Todos os nossos dias são movidos por mulheres e para mulheres. Nunca se esqueçam disso...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A minha mãe costuma dizer:
"O sexo fraco é o sexo forte, devido à fraqueza do sexo forte pelo sexo fraco."
(é capaz de ter razão... não?)

outubro 22, 2006 11:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tal como os homens, também as mulheres assumem novos papeis a somar aos tradicionais. Existem diferenças entre homens e mulheres é uma verdade que todos aceitam. As difereças podem ser enriquecidoras, mas como mulher, talvez o saber entender o nosso universo, a capacidade de comunicar, o desejo de nos conhecer, virtudes e defeitos, será o que marcará a diferença, numa relação a médio e a longo prazo.
Numa sociedade em mudança rápida, considero que tanto Homens como Mulheres tentam ajustar-se a novas realidades e espectativas.

outubro 25, 2006 10:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home