Porta Dos Teus Sonhos

Sonhar = Entregar-se a fantasias e devaneios

domingo, novembro 12, 2006

Bombaim 2

Acho que é impossível não sofrer, por alguns dias, um imenso choque cultural quando se está aqui. Tudo é completamente diferente. É inevitável não perceber o contraste entre os dois mundos, a paisagem deslumbrante e a extrema pobreza que incomoda em praticamente todos os lugares. E o choque ainda tem um significado maior quando eu saio de um lugar deslumbrante (o meu hotel) e encontro nas ruas milhares de pessoas na miséria absoluta.
Esta metrópole de 16 milhões de pessoas assusta pela sua grandeza. Um brasileiro que conheci no Hotel disse-me que Bombaim lhe fazia lembrar as favelas do Rio mas sem a violência de lá!
Esta cidade é desmesurada, asfixiante, superlotada, poluída, sufocante, atravancada, congestionada pelo tráfego e emana as visões e os odores mais aterrorizantes da pobreza e da doença. Aquela gente sobrevive ali, na rua, dia após dia, apesar da poluição, do calor insuportável, da desnutrição, da sujeira, do barulho dos carros que passam a toda hora, dos acidentes, das doenças, dos ratos enormes, das sarjetas fedorentas e das inundações provocadas pela monção. Mas, segundo os meus amigos Indianos, eles são felizes.
Felizes, sim, de uma certa maneira, por terem conseguido chegar a esta cidade monstruosa, que pode tomar-lhes tudo ou dar-lhes a oportunidade de sua vida. Nunca chegaram tão perto do seu mini-sonho americano. Eis exactamente o que Bombaim representa aos olhos desta gente.

Bem, mas não quero fazer um roteiro da Índia. Quero explorar outros caminhos desta terra.
Depois de um dia de reuniões chego ao hotel cansado e a pensar na massagem que recebi quando cheguei. Infelizmente não vai dar para repetir porque tenho o meu agente á minha espera para jantar.
Tenho passado muita fominha aqui pois além dos cuidados com a agua o tipo de alimentação corrente não se adapta á minha pessoa o que faz com que só coma frango. Aqui é tudo picante e quando me dizem “ no spicy” significa que no mínimo tenho de beber 1,5 l de água para acalmar a minha língua!
Á hora marcada Maneesh lá estava á minha espera. 25 anos, bom aspecto, cursado em Oxford (UK) casado, 1 filha.
Lá fomos nós no seu TATA (outra vez) a um restaurante Italiano (?) para que eu pudesse comer um pouco mais! Maneesh é director numa empresa onde trabalham cerca de 50.000 pessoas!! Pertencente a uma “casta” acima da média a sua simplicidade e timidez me surpreende. Pergunto-lhe como é a vida dele, da mulher, do sexo, enfim como se vive na India.
Curiosamente na terra do Kama Sutra, o sexo antes do casamento parece ser coisa rara pelo menos na maior parte da população jovem. O casar virgem é algo ainda sagrado para muitas famílias e só muito recentemente a população universitária se aventura na descoberta do corpo. A prova evidente é que nesta terra de Bollywood não há filme que apresente aqueles beijos molhados ou outras tentações da carne! Pergunto-me como será que vive um ocidental por estas bandas. Mas como tudo na vida não há fumo sem fogo!
Depois de comermos um pizza muito manhosa e cheia de manteiga que mais parecia o pão torrado que faço ao pequeno-almoço fomos até um bar acabar a noite.
Chegamos ao Bay Bar e de imediato reparei que pobrezinhos aqueles Indianos(as) não eram. Ralph Lauren e Tommy Hilfinger estavam no top das camisas deles e Replay nos jeans delas!
Agora compreendo porque é que a Índia deu 3 misses mundo nos últimos anos.
Ao som dos U2 e a 40º C de temperatura fomos lá enfrascar umas cervejolas porque isto não pode ser só trabalhar!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Acho que invejo a tua profissão...
Bom trabalho!

novembro 12, 2006 7:22 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home